quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Como encontrar uma empresa de mudanças de confiança?

Como posso encontrar uma empresa de mudanças de confiança?
 
Está é a pergunta certa para quem, com razão, tem medo de colocar os seus pertences nas mãos de empresas e funcionários que não conhece de lado nenhum.
 
Como isso se passa com a grande maioria de nós, afinal todos somos clientes de algo, preparamos alguns lembretes que lhe podem ser úteis quando tentar "descobrir" se a empresa que encontrou ou lhe recomendaram é ou não uma empresa de mudanças de confiança.

1. Verifique se a empresa de mudanças possui o CAE correcto!

Um CAE ou código de actividade económica descreve o tipo de serviços que uma empresa pode prestar.
 
As empresas de mudanças de confiança, são habitualmente aquelas que possuem CAE 49420 – Actividades de mudanças, por via rodoviária. Muitas das empresas prestadoras deste serviço de mudanças, possuem também CAEs secundários como o 49410 - Transportes rodoviários de mercadorias, ou o 52291 - Organização do transporte.
 
Isto significa que estas empresas, particularmente com o CAE 49420, estão aptas e registadas de modo a prestar serviços de mudanças, por uso de camião, carrinha ou semelhante. Isto é muito importante devido à quantidade enorme de supostas empresas de mudanças, que cobram valores bastante abaixo do mercado, por falta de diversas condições legais.
 
Obviamente a decisão de entregar a sua mudança de casa a empresas deste género é sua, ainda assim aqui fica já o aviso!
 

2. Verifique se a empresa de mudanças possui seguro!

Outro ponto a estar atento é se a empresa de mudanças em causa possui ou não um seguro de responsabilidade civil e caso possua, para que tipo de actividades, porque algumas empresas apenas fazem exercer seguros pontuais, como existem aos montes (veja aqui o exemplo de companhia de seguros, com seguros mais adaptados a transporte de mercadorias do que a serviços de mudanças).
 

3. Verifique se a empresa de mudanças possui um frota adaptada à sua necessidade!

De seguida, verifique por favor, a frota da empresa de mudanças que está a investigar. Se é um facto que para algumas mudanças bastará o uso de uma carrinha de mudanças de 3.500kg tipo Iveco, para outras mudanças como mudanças de casas, mudanças empresariais de médias empresas, serão necessários camiões de mudanças, muitas vezes mais do que um inclusive.
Mais um ponto importante: verifique o histórico e eventuais queixas existentes da empresa que está a ponderar escolher. Existem sites de queixas que estão facilmente acessíveis na internet e pode procurar lá directamente pelo nome da empresa que escolheu. Outra alternativa rápida, é procurar directamente no Google, pesquisando “nome da empresa + comentários” ou  “nome da empresa + queixas”. 
 
mudanças profissionais como escolher
Cuidado com a Empresa de Mudanças que escolhe!
 
 

1 comentário: